Lesões dos meniscos
As lesões dos meniscos são o resultado de um movimento de torção, de mudança súbita de direção, de desaceleração ou podem ser consequência de um impacto súbito.
Cada joelho tem dois meniscos: um lateral ou externo e um medial ou interno, que funcionam como estabilizadores e amortecedores do joelho. A estrutura dos meniscos é rígida e semelhante a borracha de modo a manter o joelho estável.
Qualquer acidente associado a torção do joelho, com ou sem carga, pode provocar uma lesão meniscal. Uma lesão meniscal não tratada pode levar ao desenvolvimento de uma artrose precoce do joelho.
A idade é um fator de risco, pois ocorrem alterações degenerativas da cartilagem que a enfraquecem e tornam mais fina. Com o envelhecimento, pode bastar uma ligeira torção durante o movimento de se levantar de uma cadeira para causar uma rotura de um menisco.
Sintomas
-
Dor com diminuição da mobilidade ou derrame articular.
-
Ruído percebido no momento da rotura do menisco.
-
A maioria as pessoas consegue andar mesmo com a rotura.
-
Rigidez e inchado no joelho.
-
Sensação de perda de controle do joelho.
-
Redução da amplitude dos movimentos, tanto de extensão como de flexão do joelho.
Diagnóstico
No exame físico, nota-se que a palpação da articulação e do menisco é dolorosa.
O teste de McMurray permite notar a compressão com rotação da tíbia em relação ao fémur, que permite sentir ou ouvir um estalido na linha articular.
A ressonância nuclear magnética é o exame que permite uma melhor caracterização e classificação das lesões dos meniscos.
Tratamento
Na fase inicial podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios, em conjunto com um plano adequado de fisioterapia. Estes, apesar de não tratarem a lesão meniscal, podem aliviar a dor e melhorar a função do joelho.
Frequentemente o tratamento conservador é insuficiente, estando indicada a cirurgia de artroscopia do joelho para a remoção da parte lesionada (meniscectomia) ou reparação da mesma (sutura dos meniscos).
As opções de tratamento das lesões meniscais incluem o tratamento não operatório, a remoção parcial do menisco ou a sua reparação (sutura).
A cirurgia pode ser realizada por via artroscópica, mediante a realização de pequenas incisões. Após a cirurgia, é essencial um programa de reabilitação, com exercícios que melhorem a força e a mobilidade do joelho.