Meniscectomia total e parcial
Os meniscos são estruturas internas que estão localizadas entre o fêmur e a tíbia, no joelho. São feitos de tecido de fibrocartilagem que servem para absorção e distribuição de força e impactos. Sendo assim, os meniscos ajudam a distribuir o peso uniformemente pela articulação e protegem os ossos de traumas e lesões.
A meniscectomia consiste na remoção total ou parcial de lesões antigas ou lesões complexas do menisco. Está indicada quando o menisco já não exerce mais a sua função, removendo-se uma laceração no menisco ou tecido danificado. Ao remover a zona danificada para aliviar a dor, deixa-se espaço livre para desbloquear a mobilidade da articulação.
A meniscectomia parcial pode ser recomendada por diferentes razões. Uma das mais comuns é uma laceração no menisco, que pode ocorrer devido a uma lesão ou devido à degeneração do tecido com a idade.
As lesões que podem causar um rasgo no menisco são normalmente lesões esportivas, como as sofridas durante o futebol, por exemplo. Contudo, qualquer atividade que coloque estresse no joelho pode causar uma laceração no menisco, como o simples ato de se levantar de uma cadeira.
A meniscectomia é o procedimento cirúrgico feito por artroscopia para remover a porção danificada do menisco.
Após o período de repouso, o paciente iniciará as sessões de fisioterapia, fator essencial para recuperar a força e a flexibilidade no joelho.